sexta-feira, 18 de agosto de 2017

A Participação da mulher na política nacional.

Equipe[1]

O Brasil é um país com baixo índice de mulheres no parlamento, apenas 10% das brasileiras ocupam um lugar na política. Nas eleições para a Câmara dos Deputados, as mulheres representaram apenas 32%, dos candidatos. O estado com o maior potencial de candidatas é o Amapá.  É verdade que desde 1932, quando as mulheres obtiveram o direito de eleger e se candidatar, foram conquistadas grandes vitórias, umas delas foi em, 1933, quando Carlota Pereira de Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira. Com o passar dos anos evoluímos muito pouco, em comparação com o Ranking mundial. O Brasil não conseguiu chegar na meta estabelecida e por isso ocupa a 115ª posição no ranking mundial de presença feminina no Parlamento. Infelizmente estudos provam que 121 dos 138 países têm alguma cláusula de gênero em sua Constituição, e o Brasil é um desses.
Para mudar essa situação é preciso coragem para se impor, e quebrar todos os tabus que lhe são atribuídos. Recentemente - em 31 de outubro de 2010-, Dilma Rousseff, venceu as eleições presidenciais, se tornando a primeira mulher presidenta da República do Brasil. Porém em 2016 teve seu mandato caçado, por meio de um impeachment, (Seu afastamento dividiu opiniões). Na próxima eleição Marina Silva, Ex-ministra, é uma possível candidata, (a única candidata, mulher).  A câmera de deputados, é um grande exemplo de desigualdade, apenas 44 das 513 cadeiras são ocupadas por mulheres. Sobre as mulheres eleitas ao cargo de prefeita nas eleições municipais 2016, umas delas Jussara Márcia, prefeita da cidade Dias d'Ávila, chega-se à conclusão de que estamos de certa forma em uma crescente evolução, pois sabemos que somos regidos por uma mulher em nossa prefeitura, isso nos leva um entendimento que a cada dia que se passa, gradualmente as mulheres vão se integrando nos cargos públicos. Com certeza o Brasil vem evoluindo, porém em passos lentos. Por isso não podemos desistir, pois representatividade feminina é necessária para lutamos pelos direitos dos membros do gênero.  Não devemos deixar que apenas homens, decidam o nosso futuro. A mulher tem um papel muito importante em todas as áreas na sociedade, embora que ainda por alguns não são consideradas, mas são responsáveis por 41% do desenvolvimento e rendimento familiar segundo estatísticas. Toda essa desigualdade não só afeta a moral, mais atrasa o desenvolvimento do país, pois temos mulheres  com grandes habilidades e força  de vontade  para fazer o país progredir.




[1] Ludimila, Maylane, Camila, Raquel, Daiana e Luana

Um comentário:

  1. http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2017-03/brasil-ocupa-115o-lugar-em-ranking-de-mulheres-na-politica

    http://ludovica.opopular.com.br/editorias/comportamento/brasil-ocupa-115%C2%BA-lugar-em-ranking-de-mulheres-na-pol%C3%ADtica-1.1249896

    -Muitos dados extraído de sites e poucas reflexões. No Enem, não teremos a chance de pesquisar e extrair nada da internet.

    ResponderExcluir

video

Atenção,o vídeo do grupo de Émile conceição não esta no blogger,alguém pode me informar por que